Acidente aéreo em Ubatuba: cabeceira da pista fica a 200 metros da faixa de areia; conheça o local
Um acidente aéreo ocorrido em Ubatuba, no litoral norte, deixou uma pessoa morta e sete feridas na manhã desta quinta-feira (9). A vítima fatal era o piloto da aeronave, um Cessna Citation prefixo PR-GFS.
Antes de explodir na areia, o avião sobrevoou a avenida localizada à beira-mar e passou perto de uma pista de skate.
Cinco pessoas estavam na aeronave. O piloto –que morreu– e quatro passageiros, sendo dois adultos e duas crianças.
A extensão total da pista do aeroporto de Ubatuba é de aproximadamente 940 metros de comprimento por 30 de largura. No entanto, no caso dos pousos feitos na direção do mar –como no caso do acidente desta quinta–, a área disponível para pouso é inferior a 500 metros, em razão da proximidade do aeródromo com um morro
“Após o pouso, a aeronave ultrapassou a pista, atravessou o alambrado da Cabeceira 09 e atingiu uma mulher e uma criança”, informa a Voa, concessionária do aeroporto de Ubatuba. “As condições meteorológicas eram degradadas, com chuva e pista molhada”, acrescenta. O acidente ocorreu por volta das 10h.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) havia emitido um alerta laranja de perigo para chuvas intensas em todo o litoral paulista, válido até às 10h de sexta-feira (10).
Segundo o instituto, há previsão de chuva entre 30 e 60mm, com acumulado de 50 a 100mm/dia. Por conta da chuva, há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e também transbordamentos de rios.