‘Vamos pro vale tudo’: áudios mostram militares falando sobre golpe
O programa Fantástico teve acesso exclusivo a 55 áudios que circulavam em um grupo de militares de alta patente. Segundo a investigação da Polícia Federal (PF), esses áudios revelam uma trama golpista planejada após o segundo turno das eleições de 2022.
A investigação da Polícia Federal revelou que Mário Fernandes, general da reserva e ex-secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência durante o governo Bolsonaro, foi identificado como articulador de um plano golpista em 2022. De acordo com a PF, ele elaborou um documento intitulado “Punhal Verde Amarelo”, que detalhava ações como o sequestro ou assassinato de figuras públicas, incluindo o ministro Alexandre de Moraes, além de Lula e Geraldo Alckmin. O plano envolvia o uso de armamento pesado, como metralhadoras e lança-granadas, e estratégias de envenenamento.
Os documentos foram impressos no Palácio do Planalto e levados ao Palácio da Alvorada, mas não há indiciamento formal do ex-presidente Jair Bolsonaro no caso. Além disso, o general Mário Fernandes esteve em contato direto com manifestantes acampados em frente a quartéis do Exército, repassando informações para organização do golpe
.