STJ define listas tríplices para vagas de ministro; Piauiense Carlos Brandão entre os selecionados
Nesta terça-feira (15/10), o Pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) selecionou os desembargadores federais e membros do Ministério Público que concorrerão às vagas abertas em razão das aposentadorias das ministras Laurita Vaz e Assusete Magalhães.
Entre os 16 desembargadores dos Tribunais Regionais Federais (TRFs) que participaram da votação secreta, destacam-se três nomes: Carlos Pires Brandão, com 17 votos no 1º escrutínio; Daniele Maranhão Costa, com 18 votos no 4º escrutínio; e Marisa Ferreira dos Santos, com 17 votos no 5º escrutínio.
A lista com os selecionados será encaminhada ao presidente da República, que indicará os candidatos para a sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. Após a aprovação na CCJ e no plenário do Senado, os escolhidos serão nomeados e tomarão posse como ministros do STJ.
Candidatos do Ministério Público
Na lista tríplice do Ministério Público, foram escolhidos Maria Marluce Caldas Bezerra, Sammy Barbosa Lopes e Carlos Frederico Santos. Assim como no caso dos desembargadores, cabe ao presidente da República indicar um dos nomes para a sabatina e, posteriormente, para a posse no cargo de ministro.